sábado, 16 de outubro de 2010

Fase final de preparação: nutricionista

Ontem fui a nutricionista. Ela me fez perguntas sobre meus hábitos alimentares, minha saúde, meu condicionamento físico... e eu relatei que passei anos da minha vida com uma dieta de junk food com uma variedade muito pequenas de alimentos e da minha resistência para experimentar novos sabores. Por fim, disse que estou disposta a mudar pois a partir do dia 28 de outubro quero me tornar vegana. Nesta hora ela riu... Eu disse "meus amigos ficaram chocados quando eu falei". Ela disse "imagino, alguém que só come hamburguer e pizza virar vegana é realmente um choque".

Ela me passou uma série de exames e disse que até a próxima quarta-feira vai avaliar tudo que eu falei para me fazer uma proposta. Os exames, se possível, devem ser feitos antes disso para que ela já leve em consideração. Liguei no laboratório agora e acho que poderei fazer hoje, no sábado. Mas como não me preparei, só poderei ir depois das 10h, já que comi ontem tarde da noite. Espero que esteja tudo ok, pois ela me explicou sobre os riscos de entrar para uma dieta monótona como a do veganismo sem ter uma consciência maior sobre cada alimento e cada nutriente. Ela me disse que eu corro o risco de sair de uma dieta monótona como a minha e entrar em uma mais monótona ainda, se eu não tiver a preocupação de variar meu cardápio para buscar todos os nutrientes necessários.

Ela também me esclareceu alguns mitos. Disse que geralmente quem tem deficiência de vitamina B12 é porque seu organismo não processa normalmente. Então, ela pode ser a maior carnívora e mesmo assim não aumentar sua quantidade. Da mesma forma, um vegetariano pode apresentar valores altos de B12. Então, o que devo fazer é descobrir como meu organismo funciona em relação a esta vitamina para acompanhar meu processo com mais cuidado. Mas, a B12 tem mais a ver com o organismo da pessoa do que com a sua alimentação.

Outra coisa interessante que me explicou é que o hemograma completo não indica a quantidade real de nutrientes no organismo da pessoa. Por exemplo, o ferro que está no hemograma é apenas o ferro presente nas hemácias. Eu posso apresentar uma quantidade normal, mesmo estando deficiente. Por isso, pediu um exame específico para o ferro.

Conversei sobre a possível necessidade de adiar. Ela riu da minha data marcada e disse que por enquanto vai tentar se programar para esta minha data cabalística. Mas, que só depois poderemos saber se realmente continuarei com esta data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário